quinta-feira, 28 de abril de 2011

Peixe? Porque peixe? Coma peixe!!!

Ola pessoal mais uma vez venho até vocês com dicas...

Bem esta dica serve para muitos... Amantes de culinária, amantes de frutos do mar, para você que gosta de se alimentar bem ou até mesmo para você que quer perder peso, porém não abre mão de comer bem...

Peixe?
Sim peixe caro amigo e leitor...
Peixes estão entre os alimentos mais saudáveis junto com os crustáceos (mariscos, camarão, lagosta etc, que por sua vez são ainda mais saudáveis)

Porquê peixe? Porque peixes são ricos em ácidos graxos principalmente ricos em Omega 3 e pouco gordurosos.

O Campeão...
Exatamente ele... O salmão é o campeão dos peixes. Porque é riquíssimo em omega 3, muito pouco gorduroso, com bastante ferro e pouco mercúrio.

Peixes pequenos em geral são mais nutritivos pois alimentam-se de mariscos e algas, já peixes maiores como badejo, corvina, cação etc, alimentam-se de outros peixes, somando em seus organismos uma quantidade maior de mercúrio. Assim como peixes pequenos os enlatados também são super nutritivos e saudáveis... Hein? Enlatados? Sim caros amigos e leitores... Os enlatados de sardinha, atum, e outros peixes em conserva são muito nutritivos e extremamente saudáveis... Porque? Porque no processo de industrialização eles são enriquecidos com vitaminas, e também o processo de enlatado, faz com que os "ossos" (espinhas) desmanchem e fiquem prontos para consumo, e assim todos os nutrientes dos "ossos" são somados aos da carne do peixe enriquecendo-os com cálcio, ferro e vitamina E...


Coma peixe!
Peixes em geral são saudáveis e nutritivos, estudos mostram que para uma boa saúde alimentar, é necessário consumir peixe ao menos três vezes na semana em uma das refeições, com isso você reduz o nível de colesterol no organismo, acrescenta nutrientes importantes e vitaminas, e também ajuda na perda de peso.


Já que estamos falando de peixe... que tal uma receita de dar água na boca?
Salmão? que tal?

Se você acha que já comeu salmão e que este sempre terá o mesmo sabor do grelhado ou do salmão usado no sushi... que tal se surpreender?

Vamos lá... surpreenda-se:

INGREDIENTES:

4 postas de salmão com pele (aproximadamente 200g cada posta)
1 garrafa de óleo de canola
10g de gengibre fresco ralado
450g de tomate cereja
1 ramo de tomilho fresco
sal grosso
pimenta branca
15g pimenta calabresa
200ml de mel de abelha
4 maços de alho poró (alho-porro)
30ml de óleo de gergelim
5 limões sicilianos
50g de açúcar mascavo
1 cebola roxa cortada em cubos bem pequenos
1 1/2 xícara de água fria


MODO DE PREPARO.

Tempere o salmão com com o sal grosso, tomilho, e uma leve pitada de pimenta branca.

Você vai grelhar este salmão com a parte da pele virada para o grill ou frigideira anti-aderente, assim que começar a mudar de cor, esprema sobre o peixe a metade de um limão. Este peixe não irá cozinhar por completo, na grelha... Quando notar que a parte inferior do salmão está mudando de cor, tire-o e reserve.


Em uma panela de fundo anti-aderente junte 100ml de óleo de canola, a cebola e o restante do tomilho.
Quando a cebola estiver dourada, acrescente o alho poró cortado em pedaços aproximados de 4cm, junte a água, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos.
Abra a panela, verifique se o alho poró esta tenro e macio, em seguida acrescente os tomates, o suco de meio limão, e o açúcar mascavo, mexa suavemente para que não quebre o alho poró, nem retire totalmente a casca dos tomates. Adicione o gengibre fresco ralado e sal marinho refinado à gosto mexa por 1 minuto.
Cuidadosamente abra espaços na panela, nestes espaços você vai por as postas de salmão e deixar cozinhar em fogo baixo por 1 minuto com a panela fechada. Com a panela ainda fechada apague o fogo, espere 30 segundos e abra. Regue com o óleo de gergelim, feche a panela por 1 minuto e pronto...
Seu salmão esta pronto para servir...

Na hora de servir, retire o salmão cuidadosamente da panela para que este não quebre.
Corte os 4 limões restantes em 4, e coloque 3 partes em cada prato formando um triângulo em torno da comida

Sirva-o como prato principal... de entrada você pode fazer uma salada de folhas verdes com molho tártaro, ou um caldinho de camarão.

Dica... Para fazer uma boa apresentação, use um prato quadrado, coloque o salmão no centro do prato, espalhe em um lado, 6 tomates cereja e do outro 4 ou 5 pedaços de alho poró, finalize a decoração com um leve toque de gergelim misto, (torrado e cru) em torno do prato (não sobre a comida).


Gostou? garanto que você vai se surpreender com este sabor.


Em breve mais dicas e receitas pra você....

0 comentários:

Postar um comentário