segunda-feira, 2 de maio de 2011

Alimentação infantil... Dicas...

Cuide bem do seu filho(a)... uma alimentação equilibrada gera bons resultados!!!

Você já parou para pensar que tudo o que a gente come quando criança traz consequências boas ou ruins quando nos tornarmos adultos? Manter uma boa alimentação é importante desde os primeiros anos de vida. Cuidados especiais são necessários e seus efeitos configurarão nosso desenvolvimento ao longo de toda a vida. A falta de uma alimentação adequada é sempre um problema. No caso das crianças então nem se fala, doces em excesso, falta de legumes e verduras, refeições fora de hora. A desnutrição é o principal motivo do alto índice de mortalidade infantil, mas os excessos também precisam ser evitados.


Para que isso não traga problemas na vida adulta digo você caro amigo e leitor que uma boa alimentação deve começar pelo aleitamento materno. Verduras, legumes, hortaliças e frutas, a partir do sétimo mês de vida, também são muito importantes, pois estes alimentos são riquíssimos em nutrientes necessários para o bom desenvolvimento em todas as fases de qualquer criança. E serão essenciais se quiser ter uma vida adulta saudável.

“Claro que uma boa qualidade de vida e uma alimentação saudável são primordiais para os bebês, assim como em toda a infância. A indicação é sempre evitar alimentos com muitas calorias e que tenham pouca quantidade de nutrientes, como os refrigerantes e doces em geral, por exemplo. "Isto irá refletir em diversos aspectos da vida do seu filho, de agora até o futuro”. Pense nisso!!!

A quantidade dos alimentos que serão adicionados na alimentação deve ter um critério bem avaliado. Também é importante que as mães estabeleçam uma rotina com alimentos saudáveis "consulte um nutricionista para seu filho, a partir do sétimo mês isso já seria importante". Desta forma, poderão proporcionar bons nutrientes e disciplina aos seus filhos. Outro aspecto importante na educação alimentar das crianças é que esta é influenciada pelos hábitos alimentares dos adultos. Assim, para estimular seu filho a ter uma alimentação saudável, equilibrada e com rotina, o exemplo tem de partir de você. O reflexo deste bom hábito irá se refletir no desenvolvimento da criança, garantindo muito mais qualidade de vida e saúde em todas as fases seguintes de sua vida.

A comida não deve ser um prêmio nem um castigo. Para que tenhamos melhor saúde física, é necessário que comamos menos e que nossa comida seja rica em hidratos de carbono, contenha um terço de gorduras e o resto seja coberto por proteínas. E que paralelamente a isso, pratiquemos alguma atividade física diária.


Acertos na alimentação infantil:


Quando os pais dão aos filhos a atenção devida e se preocupam com sua alimentação, as possibilidades que sofram sobrepeso são baixas. O controle dos adultos é fundamental na hora de prevenir a obesidade infantil. Para isso é necessário obedecer algumas pautas alimentares, considerando que os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais na sua educação:

* Aos bebês não devem dar-lhes o peito totalmente segundo a demanda que apresente; desde o princípio deve-se ensiná-los a alimentar-se bem e no seu momento certo.

* Quando o bebê chora, não se deve oferecer-lhe o o peito assim, de primeira, sem antes detectar a causa do choro e tentar acalmá-lo. O dar o peito de forma indiscriminada, pode levar a que o bebê, quando seja maior, recorra à comida quando sofra algum mal-estar.

* Visitar periodicamente ao pediatra, quando seja necessário ou nas revisões determinadas pelo centro de saúde. Foi demonstrado que uma criança que segue um controle médico tem menos possibilidades de sofrer obesidade ou qualquer outra enfermidade.

* Seguir as dietas alimentares que o pediatra passar para o bebê, mês a mês. Ou seja, respeitando e introduzindo os alimentos segundo a idade da criança. É um bom modo de prevenção.

* Fazer com que o bebê, até os dois anos de idade tenha provado de tudo um pouco.

* Cuidar para que as crianças não “pulem” as refeições, organizando uma rotina alimentar constante. Desde pequeno é importante educar seu filho a alimentar-se de forma correta, ingerindo alimentos saudáveis regularmente a cada 3 horas.

* Preparar as refeições com ingredientes frescos e naturais, sempre que possível.
Evite Miojos, sopinhas prontas, enlatados, "lanchinhos", biscoito recheado, sanduíches, opte sempre por alimentos saudáveis e preparados em casa.

* Considerar a tabela de pesos e medidas que oferecemos e a que determine o pediatra do seu filho. E em caso do bebê ou criança não apresente um quadro de medidas dentro da normalidade, fale com seu pediatra sobre como melhorar a situação.

* Oferecer uma alimentação variada em carnes, farinhas, verduras, frutas, etc.
Estimule seu filho a comer bem, coma com ele quando pequeno, gerando bons hábitos alimentares para que este quando adulto, tenha uma boa alimentação.

* Oferecer muitos líquidos às crianças especialmente em temporadas de muito calor e depois que praticarem exercícios físicos. A água é uma boa fonte e um fluído que não tem calorias.
Abuse de sucos de frutas frescas, laranja, maçã com cenoura, laranja com beterraba... sucos como: goiba por exemplo prendem o intestino da criança... já socos de, manga, maracujá, acerola, tem efeito calmante, evite estes em excesso, uma criança sonolenta tem dificuldade de aprendizado e desenvolvem-se mais tarde.

* Chás também são muito importantes.
Chá de camomila, chá preto, chá verde, erva cidreira, capim limão ajudam o intestino do seu filho funcionar regularmente.

... DICA...

O café é um bom alimento para seu filho, desde que seja dosado em pequena quantidade.
A cafeína atua como estimulante no organismo portanto tem que ser administrada em doses pequenas.
O café ajuda na concentração, no aprendizado, na orientação e também no desenvolvimento intelectual de seu filho...

LEMBRE-SE... cafeína apenas em pequenas quantidades... "uma xícara a cada dois dias é suficiente para crianças de 01 a 03 anos de idade"...

Espero ter ajudado vocês... Comentem e peçam mais dicas... estou aqui pronto a ajudá-los!!!!

Até Breve!!!

0 comentários:

Postar um comentário