sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um pouco de motivação não faz mal a ninguém.

Ola caros amigos e leitores


Pensando um pouco no que falar, e no que postar de novo no blog me veio a idea de falar um pouco sobre motivação.


Em meu Facebook tenho tido contato com muitas pessoas querendo seguir a carreira gastronômica, fazendo perguntas diversas e interessantes. Sendo assim achei prudente falar um pouco sobre motivação.


É bem verdade o que diz-se por aí, que é um ramo difícil de pouco reconhecimento e muito competitivo.
Mas também é um fato que com trabalho duro, profissionalismo, dedicação e vontade não é tão difícil chegar lá.


Sucesso é algo que vem com o tempo, não adianta você focar seu trabalho apenas nisto, se o fizer não será bom no que faz e assim o sucesso ficará cada vez mais distante de você. O que você precisa fazer é ter metas trabalhar duro e não desanimar.


Muitas vezes uma porta fechada não significa fracasso, as vezes esta porta que se fecha hoje, abrirá pra você outras portas lá na frente mostrando que o que parecia ser bom naquele momento na verdade seria algo prejudicial a você e ao seu trabalho.


Gastronomia é uma arte, requer dedicação, paciência e prática. Muitas vezes tem de se começar de baixo, e aos poucos ir ocupando seu espaço no mercado de trabalho.


Não desanima na primeira queda, use-a como um aprendizado, veja onde errou, reflita sobre este erro e siga em frente, fazendo de tudo para não cometê-lo novamente.
Não repare no outro, não aponte o dedo, aquela velha prévia de que "a grama do vizinho é mais verde" só serve para te atrapalhar e por uma trave em seus olhos, fazendo com que deixe de perceber as oportunidades que o cercam.


Inove, renove, invista em você, antes de mais nada, faça o que você gosta... Pois é de suma importância trabalharmos com o que gostamos, assim seremos melhores pois trabalharemos com mais prazer e vontade.


Conhecer a si mesmo é importante neste ramo, saiba de suas limitações e as respeite, sempre dê passos que acompanhem o comprimento de suas pernas. Por as mãos onde não alcançamos pode ser perigoso e nos fazer cometer erros que não seremos capazes de reparar.


Leia, leia muito sobre o que você quer fazer. Conhecimento de causa é uma boa ferramenta pra se ter em mãos. Leia artigos na internet, compre livros, converse com pessoas atuantes no meio em que quer trabalhar, deixe a mente sempre aberta. Aprender nunca é demais, sempre há espaço para o novo.


Sempre que tiver dúvidas pergunte, pesquise... melhor dizer que não sabe, do que tentar fazer algo que não conhece e acabar fazendo besteiras... Perguntar não é vergonha, não ofende e não machuca.


Gastronomia não é nenhum bicho de sete cabeças, não morde, as vezes um corte aqui outro ali mas nada que assuste. Gastronomia é saúde, é vida, temos que estar sempre atentos a isto, higiene é fundamental. Assim como qualquer outra profissão, se você não arrisca não petisca..
Não ouça aquela conversa de que "ninguém precisa de diploma pra fritar ovo" isso é uma grande mentira. Profissionalize-se sim, invista em você, faça cursos, Workshop's e outras coisas que somem em seu curriculum e potencial.


Bom é isto. Em breve falaremos mais sobre gastronomia e motivação profissional.


Em breve também outras novidades no Blog.


A coluna "Eles Fazem & Eles Acontecem" vai surpreender você.









0 comentários:

Postar um comentário