sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mais dicas para você.


Olá caros amigos e leitores.
Hoje vamos falar de um assunto pouco discutido, porém de muita importância em nossas vidas. Filtragens de água.
Poucos de nós sabemos qual tipo de água "filtrada" chega nas torneiras de nossas casas... Saber este "detalhe, pode fazer muita diferença, no seu dia-a-dia. O teor de cloro, por exemplo. Quando o teor de cloro é alto demais o consumo desta água para cozinhar e beber se torna impróprio, e em alguns casos pode até ser gerado um caso de intervenção médica. Então saber qual tipo de filtragem é utilizada pode ser muita vália para nosso cotidiano.

Conhecemos filtragens básicas e secundárias, como os filtros que temos em casa, sejam aqueles de torneiras, os feitos de barro, e até mesmo os purificadores elétricos. 

Mas, e quanto a água que que usamos antes mesmo de chegar nestes filtros? Vocês conhecem os processos de filtragem de água em massa?

Fique por dentro então.


Tipos de filtragem para purificação de água


Existem vários métodos utilizados hoje para filtragem de água. A necessidade de purificação da água não pode ser subestimada. Todos os dias, todos os tipos de doenças transmitidas pela água matam muitas pessoas em todo o mundo. A verdade da questão é que há uma abundância de água neste planeta. Métodos de filtragem são capazes de instantaneamente transformar água contaminada em água potável limpa.

Destilação

Destilação é, talvez, o mais antigo dos métodos de filtragem de água conhecidos ao ser humano. Este método envolve várias etapas. Água é aquecida até o ponto de ebulição para matar bactérias vivos ou organismos. Como a água é aquecida, vapor é liberado, que por sua vez é passado sobre a uma unidade de resfriamento. Como é resfriado, água pura é coletada e armazenada em um recipiente separado. Os maus contaminantes permanecem no recipiente aquecido.

Absorção de carbono

Esse método continua a ser uma maneira popular de filtragem de água usada dentro de casa. Carbono granulado e bloco sólido de carbono, manter-se a apenas dois sistemas de filtragem certificadas para purificação de água. Carvão ativado contém milhões de poros microscópicos. Estas fendas trap partículas microscópicas de água. A pureza da água derivada deste processo depende de outros fatores, como tipo de papel carbono, o design do filtro e a vazão de água.

Osmose reversa

Osmose reversa é descrito como o processo mais econômico, usado para remover cerca de 99% das bactérias e impurezas da água. As membranas dos filtros de osmose reversa são capazes de remover quase todos os microrganismos na água. Estratégia de filtragem de osmose reversa é um processo natural usado para isolar duas soluções, cada uma com seus níveis de concentração diferentes um do outro. Esta tarefa é realizada através do uso de membranas permeáveis. Esse processo é tão eficaz que ele também poderia remover radiação nuclear de água.

Método de raios ultravioleta

Raios ultravioleta é um dos mais novos métodos utilizados para filtragem de água. Este processo utiliza mercúrio, conhecido por ser usado em lâmpadas de baixa pressão, para limpar e purificar a água. Ele também tem a capacidade de destruir compostos orgânicos presentes na água e reduzir o teor total de compostos orgânicos para cerca de 5 partes por bilhão.

Aviso!

Enquanto qualquer um desses métodos pode alcançar um elevado nível de purificação de água, um perigo frequentemente ignorado é como a água purificada é armazenada, uma vez concluída a purificação. A menos que a água seja purificada, filtrada e armazenada sob circunstâncias muito higiênicas, a água purificada facilmente torna-se contaminada novamente.


Espero ter ajudado.

Até a próxima...

0 comentários:

Postar um comentário