segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mais receitas.

Olá  caros amigos e leitores.
Bom, hoje falaremos de um prato muito tradicional, muito conhecido e também muito gostoso.

Panquecas.

Existem várias maneiras de se fazer panquecas, porém eu passarei para vocês a massa que costumo usar. Não é "tão" diferente da tradicional, porém com alguns "truques" essa massa fica mais leve e também mais saborosa.

Vamos a receita:

Ingredientes:

1 e 1/2 Xícara de chá de farinha de trigo
1 Litro de leite
4 Ovos
1 Colher de chá de ervas finas
1 Tablete de caldo de legumes
3 Colheres de sopa de Azeite Extra-virgem

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes em liquidificador, bata em potência média por uns 3 minutos.

Pré-aqueça em temperatura média um frigideira de teflon nº 26. Unte-a com óleo de soja e espalhe-o com um papel toalha. Coloque cerca de meia conha na frigideira aquecida, espere que a massa fique rígida e então vire... Repita este processo até acabar toda a massa. Coloque as panquecas prontas em um prato untado com manteiga, intercalando uma sobre a outra parcialmente para que não grudem.

Recheios:

Falar de recheios é sempre no "plural" pois é ai que você pode criar. Eu particularmente não tenho restrições quanto à recheios para massas, exceto camarão que sou alérgico.
Gosto de inventar, reinventar e inovar. 
Porém para ficarmos um pouco mais "tradicionalistas", passarei para vocês dois recheios. Bolonhesa e Ricota com Espinafre.

Bolonhesa:

1 kg de Carne moída fresca (preferencialmente peito bovino com um pouco de gordura)
1 Cebola média cortada ao modo Brunoise.
2 Tomates médios também cortados em Brunoise (picados).
1 Tablete de caldo de carne sabor picanha
150g de Bacon picado
1 Colher de sopa de alho picado
Sal e pimenta com cominho moído a gosto.
4 Colheres de sopa de massa de tomate
1/2 Xícara de chá de vinho tinto seco

Modo de preparo:

Refogue a cebola em fogo médio por uns 4 minutos, acrescente o alho, doure por mais 3 minutos, coloque o tomate, o tablete de caldo de carne sabor picanha refogue por mais 2 minutos e acrescente a carne moída. Mexa repetidamente para que a carne não crie "bolotas". Deixe cozinhar até que toda a "água" da panela seque e comece a fazer com que a carne grude no fundo da panela. Deixe que "queime" um pouco, pois este "torão" do fundo da panela irá acrescentar mais sabor ao molho. Por último acrescente o molho de tomate e o vinho mexa um pouco, mude para fogo baixo e deixe cozinhar por mais 15 minutos e apague o fogo.


Ricota com Espinafre

600g de Ricota fresca
2 Molhos de Espinafre
150g de Requeijão cremoso
Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Esfarele a ricota em um recipiente redondo "boll" acrescente o requeijão e misture bem. Coloque o espinafre para cozinhar com os talos. Deixe cozinhar até que comece a "desmanchar". Escorra parcialmente a água do cozimento, e reserve um pouco desta água. Em um liquidificador coloque o restante da água do cozimento e os talos sem as folhas do espinafre bata até obter um sumo grosso e bem verde. Peneire e coloque com a ricota. Pique grosseiramente as folhas e misture com a ricota. 

Montando:

Em uma superfície lisa disponha separadamente as massas da panqueca, coloque o recheio no meio da massa, enrole sem pressionar para que não quebre a massa.
Repita este processo até que todas as panquecas estejam recheadas.


Dica:

Para servir cubra as panquecas com molho branco, molho de tomate, quatro queijos ou qualquer outro molho de sua preferencia. Espalhe queijo ralado por cima e leve para gratinar. 

"Truque de chef" 
Gratine as panquecas em pratos separados e individuais e sirva assim que sair do forno.


Bom, espero que tenham gostado.... Até breve!

0 comentários:

Postar um comentário