domingo, 2 de dezembro de 2012

Mais uma receita deliciosa para você!

Olá caros amigos e leitores. Mais uma vez estou aqui trazendo para vocês uma nova receita...

Moqueca.
É certo que exitem muitos tipos de moqueca. Moqueca à capixaba, Moqueca baiana e por ai vai. Comer peixe é sempre muito bom, peixe faz bem a saúde, é rico em Omega 3, é de fácil digestão. E para aqueles que acham que moqueca é um prato "pesado", posso dizer que existem várias maneiras de torá-la mais leve. É só saber escolher os ingredientes que ira usar.



Você sabia que você pode fazer uma moqueca a "sua moda"? Então, esta receita que trago hoje para vocês é uma moqueca diferente...



Moqueca a moda 
"du Chef"







Ingredientes: Moqueca

1 kg de peixe de carne branca - Cação - Garoupa - Congro branco ou até mesmo o filé de Merluza  ( que foi o peixe que usei nesta receita). Tempere o peixe apenas com - Limão, sal, cominho e pimenta do reino à gosto. Deixe marinando por mais ou menos 3hs.

1 Kg de Mandioca
500 ml de Leite de Coco
1 Pimentão vermelho grande (150g aprox.)
1 Pimentão amarelo grande (150g aprox.)
1 Pimentão verde grande (150g aprox.)
1 Cebola média ( 100g aprox.)
 4 Tomates vermelhos grandes. ( 500g aprox.)
4 colheres de sopa de óleo de soja
4 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1 colher de chá de páprica doce
4 ovos cozidos
1 Molho de coentro ( metade picado e metade em Bouquet Garni.)
1 Colher de chá de sal refinado

Modo de preparo:

Descasque e corte a mandioca em pedaços pequenos de aproximadamente 5cm. Faço o mesmo com os tomates, retire as sementes corte grosseiramente lave e leve ao fogo alto junto com a mandioca, e deixe cozinhar até que ela comece a quebrar facilmente e que a água usada para o cozimento se torne um liquido espeço. Então abaixe o fogo para a temperatura mínima de seu fogão.

Enquanto a mandioca cozinha, corte os pimentões em rodelas não muito finas e reserve. Corte a cebola em pequenos cubos "tipo Brunoise".

Em uma caçarola grande ( ou panela de barro ), junte a cebola, o óleo de soja e o azeite.
Doure as cebolas, acrescente a páprica, mexa por uns instantes apague o fogo e deixe descansar.

Em um liquidificador, coloque a mandioca cozida com um pouco d'água para facilitar o processamento. Repita este processo ate que toda a mandioca esteja como um creme grosso.

Leve o creme de mandioca ao fogo médio, juntando-o com a cebola dourada com páprica. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos. Mexa sempre para que o creme não grude no fundo da panela. Acrescente o leite de coco. Reduza a temperatura para o mínimo, acrescente o peixe já temperado (escorra parcialmente o tempero do peixe, e despeje o restante do  tempero) tampe a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Descasque e lave os ovos, e corte-os em rodelas não muito finas.

Com um garfo verifique se o peixe esta cozido (a carne deve soltar do peixe, mostras as fibras totalmente brancas).
Arrume intercaladamente os pimentões sobre a moqueca, depois faça o mesmo com os ovos, e por final polvilhe o coentro picado. Ascenda o fogo na temperatura mínima, deixe cozinhar por dois minutos e apague o fogo.

Ingredientes: Arroz de coco

4 Xícaras de chá de arroz branco
5 dentes de alho
250g de coco ralado
2 Colheres de sopa de óleo de soja.
Refoque o arroz como costuma fazer normalmente. Acrescente o coco ralado. Coloque água, e cozinhe até que o arroz fique ao ponto desejado. "Eu gosto que ele fique entre o ponto papa e ao dente.

Arrume como desejar em um prato e sirva bem quente.

Dicas - Se gostar do prato um pouco mais apimentado, use 5 pimentas dedos-de-moça, sem sementes e cortada em pedaços bem pequenos e doure junto com a cebola.



Bom, espero que gostem...

Até breve!











0 comentários:

Postar um comentário